SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Escalas de avaliação da interação mãe-bebé: Versão portuguesa das interaction rating scales índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PINTO, Alexandra et al. Vinculação e modelo interno dinâmico do self em crianças de idade pré-escolar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.515-528. ISSN 1645-0086.

A teoria da vinculação sugere que as noções sobre o self e as representações das relações de vinculação são internalizadas ao longo do tempo de forma complementar e mutuamente confirmatória, com as relações precoces a possuir um papel fundamental neste processo. No entanto, poucos estudos olharam para as associações entre o self e a qualidade da vinculação durante o período pré-escolar, como este estudo pretende fazer. A nossa amostra foi constituída por 70 crianças portuguesas, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A qualidade das representações de vinculação foi acedida por meio da Attachment Story Completion Task - ASCT (Bretherton, Ridgeway & Cassidy, 1990). As 5 histórias foram videogravadas e cotadas, por três cotadores independentes, numa escala de 8 pontos, para a Coerência e Segurança. O acordo entre cotadores atingiu, respectivamente, 0,81 e 0,85. Os modelos internos dinâmicos do self foram acedidos através da Puppet Interview (Cassidy, 1988). Os resultados demonstram existir uma relação entre a relação de vinculação estabelecida com a mãe e a organização do modelo interno dinâmico do self. Crianças com um modelo de vinculação seguro demonstraram possuir um modelo interno do self mais positivo. Os nossos resultados suportam a presença de ligações entre as representações de vinculação e as representações globais do self. No futuro também seria importante diversificar a nossa amostra, presentemente uma amostra normativa, de forma a poderem-se explorar diferentes padrões de associação entre ao autoconceito e as representações de vinculação.

Palavras-chave : vinculação; modelos internos dinâmicos; autoconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )