SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Kidscreen-52: a perceção dos pais sobre a qualidade de vida dos filhosAdaptação da escala de ansiedade pré-escolar, de s. Spence índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MELO, Anne Cristine de; VALERO, Fernanda Fernandes  e  MENEZES, Marina. A intervenção psicológica em cuidados paliativos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.452-469. ISSN 1645-0086.

Os Cuidados Paliativos (CP) correspondem ao cuidado ativo e total do paciente cuja doença não responde mais ao tratamento curativo. Este artigo trata-se de uma revisão da literatura específica no contexto da produção do conhecimento nos últimos 11 anos e tem como objetivo analisar os referenciais teóricos e as técnicas utilizadas por psicólogos no atendimento a adultos em CP, inclusive a pacientes terminais e seus familiares/cuidadores. Investigou-se o conceito, características e contextos que oferecem CP, bem como as intervenções psicológicas realizadas. A análise permitiu observar que o psicólogo realiza intervenções relevantes em CP, considerando a intensidade do sofrimento que os pacientes e familiares/cuidadores apresentam nessa fase da doença, com a proximidade da morte. Contudo, a carência de publicações na área da psicologia serve de alerta para a inclusão dos CP na formação destes profissionais, pois, de um total de 149 referências encontradas, apenas 21 abordaram a intervenção psicológica em CP.

Palavras-chave : cuidados paliativos; intervenção psicológica; pacientes terminais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )