SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Avaliação do processamento fonológico e da compreensão em crianças com phdaA intervenção psicológica em cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATOS, Margarida Gaspar de; GASPAR, Tania; SIMOES, Celeste  e  THE EUROPEAN KIDSCREEN GROUP. Kidscreen-52: a perceção dos pais sobre a qualidade de vida dos filhos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.437-451. ISSN 1645-0086.

O Kidscreen-52 é um instrumento europeu inter-cultural e padronizado que avalia 10 dimensões da qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças, adolescentes e seus pais. Afirma-se frequentemente que os auto-relatos de crianças não são totalmente precisos, sendo necessária uma confirmação por parte dos pais ou responsáveis. O presente estudo refere-se ao Kidscreen-52, versão para pais (uma versão paralela dirigida especificamente aos pais quanto à perceção de QVRS dos seus filhos). Participaram 2.255 pais de crianças e adolescentes com idade média de 13,2 anos , frequentando o 5º e o 7º anos de escolaridade. Os índices de ajustamento indicam bom ajustamento dos dados. Especificamente, na solução final o RMSEA foi menor do que 0,03, o limite superior do intervalo de confiança de 90% foi inferior a 0,05, e CPI foi maior do que 0,95. Os resultados indicam que a atual estrutura de 52 itens é invariante em relação ao gênero e à idade. A versão para pais do questionário Kidscreen-52 constitui um instrumento válido para estimar a perceção dos pais acerca da qualidade de vida relacionada com a saúde dos seus filhos, crianças e adolescentes.

Palavras-chave : Avaliação; crianças e adolescentes; Qualidade de Vida relacionada com a Saúde; perspetiva dos pais; versão proxy.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )