SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Phonological processing and comprehension assessment of children with adhdThe psychological interventioninpalliative care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MATOS, Margarida Gaspar de; GASPAR, Tania; SIMOES, Celeste  and  THE EUROPEAN KIDSCREEN GROUP. Kidscreen-52: a perceção dos pais sobre a qualidade de vida dos filhos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.437-451. ISSN 1645-0086.

O Kidscreen-52 é um instrumento europeu inter-cultural e padronizado que avalia 10 dimensões da qualidade de vida relacionada com a saúde (QVRS) em crianças, adolescentes e seus pais. Afirma-se frequentemente que os auto-relatos de crianças não são totalmente precisos, sendo necessária uma confirmação por parte dos pais ou responsáveis. O presente estudo refere-se ao Kidscreen-52, versão para pais (uma versão paralela dirigida especificamente aos pais quanto à perceção de QVRS dos seus filhos). Participaram 2.255 pais de crianças e adolescentes com idade média de 13,2 anos , frequentando o 5º e o 7º anos de escolaridade. Os índices de ajustamento indicam bom ajustamento dos dados. Especificamente, na solução final o RMSEA foi menor do que 0,03, o limite superior do intervalo de confiança de 90% foi inferior a 0,05, e CPI foi maior do que 0,95. Os resultados indicam que a atual estrutura de 52 itens é invariante em relação ao gênero e à idade. A versão para pais do questionário Kidscreen-52 constitui um instrumento válido para estimar a perceção dos pais acerca da qualidade de vida relacionada com a saúde dos seus filhos, crianças e adolescentes.

Keywords : Avaliação; crianças e adolescentes; Qualidade de Vida relacionada com a Saúde; perspetiva dos pais; versão proxy.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )