SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Locus de controlo, auto-eficácia e qualidade de vida na diabetes tipo 1Avaliação do processamento fonológico e da compreensão em crianças com phda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FONSECA, Alexandra Brandão; FIALHO, Teresa; MATOS, Margarida Gaspar de  e  FIGUEIRA, Maria Luísa. Caracterização da população que recorre a uma consulta de psicoterapia hospitalar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.405-419. ISSN 1645-0086.

Foi realizado um levantamento e organização de todas as informações relativas à população que recorreu à Consulta de Psicoterapia do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte, no período de janeiro de 2009 a fevereiro de 2012, no sentido de descrever as suas características psicológicas e psicopatológicas e a associação destas a variáveis demográficas, sociais, culturais e psicológicas. A amostra, constituída por 994 elementos, é maioritariamente composta por mulheres. Os diagnósticos nosológicos psiquiátricos (DSM IV TR) do Eixo I com maior expressão são as Perturbações do Humor, seguidas das de Ansiedade. No Eixo II destacam-se as Perturbações da Personalidade Borderline seguidas das Perturbações Dependente e Histriónica. Nos fatores identificados pelo próprio como desencadeantes de sofrimento psicológico, salientam-se os conflitos conjugais e afetivos. Antecedentes como problemas da infância e adolescência, a violência e os conflitos familiares são maioritários em todos os grupos etários. São apresentadas propostas de organização de triagem em consulta de psicoterapia e valorizadas a articulação entre os médicos assistentes e os psicólogos clínicos e a sinalização célere de doentes com critérios para acompanhamento psicológico, e enfatizada a necessidade de um investimento nos serviços primários, com integração de uma abordagem psicológica.

Palavras-chave : Saúde Mental; Epidemiologia; Psicoterapia; Psicologia Clinica; Psiquiatria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )