SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3A criança antissocial e seu pai: um estudo psicodinâmicoLocus de controlo, auto-eficácia e qualidade de vida na diabetes tipo 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

NUNES, Samantha; RIOS, Mino; MAGALHAES, Adsson  e  COSTA, Shirley. Ansiedade, depressão e enfrentamento em pacientes internados em um hospital geral. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.382-388. ISSN 1645-0086.

Este estudo buscou avaliar a presença de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes internados em um hospital geral e investigar os modos de enfrentamento mais comumente utilizados durante o adoecimento, além de averiguar a associação entre estas variáveis. Para a obtenção dos dados foram utilizados um Questionário Socioeconômico (QS), a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD) e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Foram avaliados 141 pacientes internados em enfermarias das diversas clínicas médicas, 35,46% dos pacientes apresentaram sintomas de ansiedade, 12,1% apresentaram sintomas de depressão. Foi observada associação significativa entre a presença de sintomas ansiosos e depressivos (r=0,43, com p<0,001). Quanto ao estilo de enfrentamento do adoecimento mais adotado o mais prevalente foi religiosidade, seguido de foco no problema e suporte social. O modo de enfrentamento baseado na emoção correlacionou-se positivamente com presença de sintomas ansiosos e depressivos (r=0,41, com p<0,001). Os resultados do estudo demonstram a importância em avaliar a presença e interferência de fatores emocionais durante o internamento hospitalar.

Palavras-chave : Hospital; ansiedade; depressão; enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )