SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The antisocial child and his father: a psychodynamic studyLocus of control, self-efficacy and quality of life in diabetes type 1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

NUNES, Samantha; RIOS, Mino; MAGALHAES, Adsson  and  COSTA, Shirley. Ansiedade, depressão e enfrentamento em pacientes internados em um hospital geral. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.3, pp.382-388. ISSN 1645-0086.

Este estudo buscou avaliar a presença de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes internados em um hospital geral e investigar os modos de enfrentamento mais comumente utilizados durante o adoecimento, além de averiguar a associação entre estas variáveis. Para a obtenção dos dados foram utilizados um Questionário Socioeconômico (QS), a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD) e a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Foram avaliados 141 pacientes internados em enfermarias das diversas clínicas médicas, 35,46% dos pacientes apresentaram sintomas de ansiedade, 12,1% apresentaram sintomas de depressão. Foi observada associação significativa entre a presença de sintomas ansiosos e depressivos (r=0,43, com p<0,001). Quanto ao estilo de enfrentamento do adoecimento mais adotado o mais prevalente foi religiosidade, seguido de foco no problema e suporte social. O modo de enfrentamento baseado na emoção correlacionou-se positivamente com presença de sintomas ansiosos e depressivos (r=0,41, com p<0,001). Os resultados do estudo demonstram a importância em avaliar a presença e interferência de fatores emocionais durante o internamento hospitalar.

Keywords : Hospital; ansiedade; depressão; enfrentamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )