SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Apoio social, acontecimentos stressantes, adaptabilidade e coesão em famílias em risco psicossocialAcontecimentos de vida negativos e qualidade de vida percebida pelos adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

NUNES, Cristina; LEMOS, Ida; NUNES, Lara Ayala  e  COSTA, Diana. Acontecimentos de vida stressantes e apoio social em famílias em risco psicossocial. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.313-320. ISSN 1645-0086.

O apoio social percebido tem sido uma variável amplamente estudada, devido aos seus efeitos diretos e indiretos na redução do impacto negativo de vários fatores de risco sobre o bem-estar físico e psicológico. Todavia, em Portugal existem poucas investigações sobre o apoio social em famílias com menores em risco psicossocial. No presente estudo analisámos as relações entre o apoio social percebido e o número e impacto emocional dos acontecimentos de vida stressantes. Participaram 133 mães, com idades compreendidas entre os 16 e os 58 anos, com filhos sinalizados pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Algarve. Foram aplicados, através de uma entrevista individual, o Arizona Social Support Interview Schedule, a escala de Apoyo Social para Situaciones Vitales Estresantes, o Inventario de Situaciones Estressantes y de Riesgo e um questionário de dados sociodemográficos. As participantes sofreram um número significativo de acontecimentos de vida stressantes com elevado impacto emocional, tanto no passado como nos últimos três anos. Os acontecimentos de vida stressantes mais frequentes foram a morte de um familiar, problemas económicos e laborais, conflitos conjugais e problemas psicológicos. As mães relataram maiores necessidades emocionais do que necessidades tangíveis ou informativas. Por sua vez, observámos uma baixa presença de apoio por parte dos profissionais, sendo a sua principal fonte de apoio os familiares e os amigos. São discutidas as implicações para as políticas sociais junto deste grupo vulnerável.

Palavras-chave : Acontecimentos de vida stressantes; apoio social; mães; menores em risco psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )