SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Perturbações da personalidade como expressão dimensional da personalidade em mulheres idosasApoio social, acontecimentos stressantes, adaptabilidade e coesão em famílias em risco psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LOBO, Pedro; VISEU, João; JESUS, Saul Neves de  e  RUS, Claudia. Validação para Portugal da Escala de Perceção de Saúde Organizacional (EPSaO). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.296-303. ISSN 1645-0086.

A saúde organizacional é um tema crucial em psicologia da saúde, contudo poucos instrumentos avaliam este conceito. Esta investigação pretende colmatar esta lacuna através da validação para a população portuguesa da Escala de Perceção de Saúde Organizacional (EPSaO). Participaram na presente investigação 437 profissionais. A identificação da estrutura fatorial respeitou o procedimento dos autores. A análise do ajustamento da estrutura fatorial assentou na análise fatorial confirmatória de três modelos. O primeiro, modelo de referência, preconiza dois fatores de primeira ordem correlacionados, o segundo, um fator de segunda ordem, e o terceiro, uma estrutura unidimensional. As análises fatoriais confirmatórias foram realizadas utilizando o programa EQS V6.1. Os resultados sugerem a manutenção da estrutura fatorial original. Não obstante, procedeu-se a uma reespecificação dos modelos, através da adequação dos parâmetros de estimação, que conduziu a uma melhoria no seu ajustamento. A escala e respetivas subescalas revelaram um coeficiente ómega de fiabilidade ponderada superior a 0,70.

Palavras-chave : Análise fatorial confirmatória; consistência interna; psicologia da saúde; saúde organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )