SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Adaptation to pregnancy of primiparous women of advanced age and their partnersSocial support, stressful life events, adaptability and cohesion and cohesion in families at psychosocial risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

LOBO, Pedro; VISEU, João; JESUS, Saul Neves de  and  RUS, Claudia. Validação para Portugal da Escala de Perceção de Saúde Organizacional (EPSaO). Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.296-303. ISSN 1645-0086.

A saúde organizacional é um tema crucial em psicologia da saúde, contudo poucos instrumentos avaliam este conceito. Esta investigação pretende colmatar esta lacuna através da validação para a população portuguesa da Escala de Perceção de Saúde Organizacional (EPSaO). Participaram na presente investigação 437 profissionais. A identificação da estrutura fatorial respeitou o procedimento dos autores. A análise do ajustamento da estrutura fatorial assentou na análise fatorial confirmatória de três modelos. O primeiro, modelo de referência, preconiza dois fatores de primeira ordem correlacionados, o segundo, um fator de segunda ordem, e o terceiro, uma estrutura unidimensional. As análises fatoriais confirmatórias foram realizadas utilizando o programa EQS V6.1. Os resultados sugerem a manutenção da estrutura fatorial original. Não obstante, procedeu-se a uma reespecificação dos modelos, através da adequação dos parâmetros de estimação, que conduziu a uma melhoria no seu ajustamento. A escala e respetivas subescalas revelaram um coeficiente ómega de fiabilidade ponderada superior a 0,70.

Keywords : Análise fatorial confirmatória; consistência interna; psicologia da saúde; saúde organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )