SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Condições ambientais associadas ao humor depressivo na adolescênciaMedida na avaliação psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RONDINA, Regina de Cássia; MARTINS, Raul; MANZATO, Antonio José  e  TERRA, Ana Paula. Habilidades Sociais e Dependência Nicotínica em Universitários Fumantes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.232-244. ISSN 1645-0086.

O objetivo deste trabalho foi investigar a relação entre habilidades sociais e dependência nicotínica. Participaram do estudo 97 acadêmicos fumantes de uma universidade pública que preencheram um questionário, o Teste de Fagerstrom para Dependência Nicotínica e o Inventário de Habilidades Sociais (Del Prette &Del Prette, 2001). Dentre os participantes, 20,61% foram considerados dependentes à nicotina. A Análise de Variância detectou que fumantes dependentes obtiveram, em média, maiores escores no Fator F1 (Enfrentamento com Risco) do IHS. Via Análise de Variância Multivariada, apenas a área do conhecimento permanece associada aos escores do IHS. Discute-se a possibilidade de associação entre dependência e o Fator F1 do IHS, em acadêmicos da área de saúde. Novos estudos são necessários, para averiguar essas associações.

Palavras-chave : tabagismo; dependência; nicotina; habilidades sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )