SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Atividade Física e Sintomas Psicológicos da MenopausaHabilidades Sociais e Dependência Nicotínica em Universitários Fumantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ROSANDO, Anabela  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Condições ambientais associadas ao humor depressivo na adolescência. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.215-231. ISSN 1645-0086.

O presente trabalho analisa a associação entre ambiente físico e social e a psicopatologia, nomeadamente depressão, numa amostra de 254 adolescentes, 82 do sexo masculino e 172 do sexo feminino, todos estudantes do ensino secundário de três escolas de uma zona perto de Lisboa, com uma média de idade de 16,9 (DP = 1,48). A recolha de dados foi efetuada com recurso a um Questionário Demográfico, ao Inventário de Depressão Infantil - CDI (Kovacs, 1981) e ao Inventário de Sintomas Breve - BSI (Derogatis, 1982). Os resultados confirmaram a hipótese de uma associação entre sexo, grau de escolaridade, a ESE parental e as condições ambientais da habitação e do bairro. As implicações dos resultados são discutidas sobre os esforços para aumentar a prevenção de bem-estar e saúde mental durante a adolescência.

Palavras-chave : Adolescência; depressão; sintomatologia psicopatológica; influência do meio e estatuto socioeconómico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )