SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Tabaco e álcool em estudantes: mudanças decorrentes do ingresso no ensino superiorCondições ambientais associadas ao humor depressivo na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

NEVES, Thais Burlani  e  NEVES, Fernanda Burlani. Atividade Física e Sintomas Psicológicos da Menopausa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.205-214. ISSN 1645-0086.

A menopausa é o processo relacionado ao término da atividade folicular do ovário, manifestado pela interrupção do ciclo menstrual. Nesse sentido, a transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo é caracterizado por problemas psicológicos, somáticos, vasomotores e urogenitais. Em relação aos problemas psicológicos, a depressão, ansiedade, estresse, irritabilidade provocam uma redução na qualidade de vida. A atividade física (AF) vem se tornando uma das alternativas mais importantes para controlar os sintomas da menopausa, visto que a literatura apresenta estudos relevantes sobre AF e sintomas da menopausa. O objetivo desta revisão foi definir o efeito da AF nos sintomas psicológicos no período da menopausa. Verificou-se que a AF pode promover a redução da ansiedade, do estresse e dos sintomas depressivos e a melhora da qualidade de vida. Assim, mulheres na menopausa devem aderir a pratica de AF, eis que essa prática promove benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar psicológico.

Palavras-chave : Menopausa; Atividade Motora; Depressão; Qualidade de Vida; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )