SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Intervenção educativa na diabetes mellitusAtividade Física e Sintomas Psicológicos da Menopausa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PIMENTEL, Maria Helena; MATA, Maria Augusta Pereira da  e  ANES, Eugénia Maria Garcia Jorge. Tabaco e álcool em estudantes: mudanças decorrentes do ingresso no ensino superior. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.185-204. ISSN 1645-0086.

Os jovens com diferenças significativas relativamente a outros grupos etários correm riscos de vária ordem. O consumo de tabaco e álcool em estudantes do ensino superior poderá ocorrer dentro de um contexto académico de maior vulnerabilidade pela envolvência peculiar, ritualizada e institucionalizada. Com o objetivo de avaliar o padrão de consumo destas substâncias e identificar possíveis mudanças decorrentes do ingresso e permanência neste nível de ensino, bem como analisar o sentido dessa mudança aplicou-se um inquérito de cariz quantitativo. Recorreu-se a uma amostra estratificada proporcional por curso e escola que integra 272 alunos do sexo masculino (40,5%) e 400 alunos do sexo feminino (59,5%). As diferenças observadas, do ponto de vista da estatística, relativamente às variáveis idade, sexo, retenção escolar e participação em atividades extracurriculares sugerem a necessidade de uma abordagem diferenciada, no sentido de implementar estratégias de educação e promoção da saúde, ajustadas e individualizadas.

Palavras-chave : Consumo de Tabaco e Álcool; Alteração dos Consumos; Estudantes do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )