SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Análise Fatorial do Inventário de Burnout de Maslach (MBI-HSS) em profissionais portuguesesTabaco e álcool em estudantes: mudanças decorrentes do ingresso no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AMORIM, Maria Marta Amancio; RAMOS, Natália; BENTO, Isabel Cristina  e  GAZZINELLI, Maria Flávia. Intervenção educativa na diabetes mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.168-184. ISSN 1645-0086.

O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.

Palavras-chave : Teorias e modelos de aprendizagem; Processo de acção em saúde; Intervenção educativa em saúde; Diabetes mellitus tipo 2; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )