SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Factorial validity of the Maslach Burnout Inventory (MBI-HSS) among Portuguese professionalsTobacco, Alcohol consumption in students: Changes with the entrance in high education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

AMORIM, Maria Marta Amancio; RAMOS, Natália; BENTO, Isabel Cristina  and  GAZZINELLI, Maria Flávia. Intervenção educativa na diabetes mellitus. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.168-184. ISSN 1645-0086.

O objetivo do estudo foi propor um modelo de intervenção educativa pautado na mudança comportamental, que dialogue com as representações sociais para 34 utentes com diabetes mellitus tipo 2 da atenção primária à saúde de Belo Horizonte/Brasil. Coletaram-se os dados sócio-demográficos, clínicos e antropométricos e, através de entrevistas semi-estruturadas, fez-se um levantamento das opiniões dos participantes em relação à identidade e à alimentação. Os discursos foram categorizados e analisados pela análise de conteúdo. Para ilustrar o modelo proposto da abordagem no processo de acção em saúde, utilizou-se o estudo de caso. Esse modelo inclui, na fase motivacional, a intenção, como um processo decisório pelo qual um indivíduo poderá adotar uma ação preventiva, e as representações sociais apreendidas dos participantes sobre os resultados esperados e a perceção de risco. Na fase volitiva, incluiu-se a resolução de problemas. As representações sociais levantadas e a autoeficácia influenciam a construção cognitiva dos planos de acção.

Keywords : Teorias e modelos de aprendizagem; Processo de acção em saúde; Intervenção educativa em saúde; Diabetes mellitus tipo 2; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )