SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Características de personalidade em bancários vítimas de assalto no local de trabalhoAnálise Fatorial do Inventário de Burnout de Maslach (MBI-HSS) em profissionais portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

REIS, Marta et al. Relação entre atitudes sexuais, conhecimentos e atitudes sobre VIH/Sida na orientação sexual. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.141-151. ISSN 1645-0086.

As atitudes e os conhecimentos face à sexualidade não se têm mantido constantes ao longo do tempo. Neste sentido, investigou-se que relação existe entre conhecimentos sobre a transmissão do VIH/Sida, as atitudes sexuais e as face aos portadores do VIH/Sida, em estudantes universitários. Pretende-se ainda avaliar como os conhecimentos e atitudes se relacionam com a orientação sexual. Administraram-se 3278 questionários a 993 homens e 2285 mulheres. Os resultados demonstram que a maioria é sexualmente ativa, teve a primeira relação sexual aos 16 anos. Encontraram-se diferenças estatisticamente signficativas entre a orientação sexual: os homossexuais iniciam a vida sexual antes dos heterossexuais, estes apresentam uma atitude sexual mais positiva do que os bissexuais e por sua vez os homossexuais apresentam uma atitude menos discriminatória face aos portadores do VIH/Sida do que os bissexuais. Para a vivência da sexualidade ser positiva é crucial apostar na educação sexual como estratégia da saúde sexual e reprodutiva.

Palavras-chave : atitudes; conhecimentos; orientação sexual; jovens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )