SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Medidas do Estresse: Uma Revisão NarrativaRelação entre atitudes sexuais, conhecimentos e atitudes sobre VIH/Sida na orientação sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SCHNEIDER, Andréia Mello de Almeida; WERLANG, Blanca Susana Guevara  e  KRISTENSEN, Christian Haag. Características de personalidade em bancários vítimas de assalto no local de trabalho. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.125-140. ISSN 1645-0086.

Vivências traumáticas podem acarretar sofrimento psicológico e as características de personalidade da vítima podem afetar suas habilidades, no que concerne o enfrentamento do estresse gerado a partir da vivência traumática de assalto no local de trabalho. Este estudo buscou analisar aspectos da personalidade pertinentes ao Relacionamento Interpessoal, ao Afeto, à Autoestima e as formas de enfrentamento do estresse em bancários vítimas de assalto no local em que exercem sua atividade laboral. Para tanto, utilizou-se de uma Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, da MINI Plus e o Método de Rorschach-Sistema Compreensivo. Trata-se de um estudo descritivo de tipo transversal com 21 bancários. Os resultados apontam que os participantes apresentam algumas dificuldades no que diz respeito ao relacionamento interpessoal, ao afeto e ao manejo do estresse. De maneira geral, o presente estudo enfatiza a importância de se considerar a avaliação da personalidade após uma vivência de assalto no local de trabalho.

Palavras-chave : Violência; Personalidade; Rorschach.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )