SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Estresse: Revisão Narrativa da Evolução Conceitual, Perspetivas Teóricas e MetodológicasCaracterísticas de personalidade em bancários vítimas de assalto no local de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FARO, André  e  PEREIRA, Marcos Emanoel. Medidas do Estresse: Uma Revisão Narrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.101-124. ISSN 1645-0086.

A presente revisão narrativa teve como objetivos reunir informações sobre medidas do estresse, aliando-as à perspetiva teórica que subsidia os modos de estudo na temática e, também, apontar evidências, características e limitações das diversas formas de mensuração do fenômeno, o que pode favorecer à melhor estruturação de futuras pesquisas e a consequente escolha dos métodos de cotejamento do estresse. Para tanto, são descritas possibilidades de mensuração de acordo com as vertentes teóricas e evidências empíricas que orientam as pesquisas na temática, estando divididas entre medidas biológicas, ambientais e de autopercepção do estresse, respectivamente situadas nas perspetivas baseada na resposta, baseada no estímulo e cognitiva. Ao final, pretendeu-se incitar a postura reflexiva dos pesquisadores diante dos métodos de cotejamento existentes e, também, a possível consideração de técnicas combinadas para o mais profundo escrutínio do estresse.

Palavras-chave : cortisol; escala de estresse percebido; estresse; eventos vitais estressores; medidas do estresse; processo saúde-doença; revisão narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )