SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Associação entre vinculação, ansiedade, depressão, stresse e suporte social na maternidadeMedidas do Estresse: Uma Revisão Narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FARO, André  e  PEREIRA, Marcos Emanoel. Estresse: Revisão Narrativa da Evolução Conceitual, Perspetivas Teóricas e Metodológicas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.78-100. ISSN 1645-0086.

A presente revisão narrativa objetivou traçar a evolução conceitual do estresse, abarcando aspectos teóricos e metodológicos das três principais vertentes de estudo, entendidas aqui como: a perspetiva baseada na resposta, a perspetiva baseada no estímulo e a perspetiva cognitiva. Além disso, buscou-se apresentar uma proposta de conceituação do estresse de acordo com o panorama contemporâneo de estudos e com as evidências empíricas acerca do fenômeno, tendo como meta fomentar debates e incentivar a produção de delineamentos de pesquisa que contemplem problemáticas estudadas na psicologia da saúde e áreas de interface. Espera-se evidenciar importantes informações a respeito dos modos de aplicação da teoria, trazendo à pauta as contribuições e possibilidades de cada vertente de análise.

Palavras-chave : adaptação psicossocial; capacidade de adaptação; estresse; processo saúde-doença; psicologia da saúde; revisão narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )