SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1What do pediatrics Residents know about the psychological factors in constipation?Association between attachment, anxiety, depression, stress and social support in motherhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

GRACA, Maria et al. Relação entre percepção de carga e risco de manuseio em idosos dependentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.53-63. ISSN 1645-0086.

A elevada incidência de lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT) nos profissionais da saúde, especialmente a mobilização e transferência de indivíduos dependentes, tem sido debatida. O objetivo desta pesquisa centrou-se na relação entre a perceção de carga de manuseio de idosos dependentes (avaliada pela percepção do tipo de esforço, excesso de tempo no procedimento e dor no procedimento) e a avaliação do risco de manuseio com a escala de avaliação do risco na movimentação e transferência de Radovanovic e Alexandre (2004), adaptada para português europeu (Graça & Martín, 2011). A percepção de excesso de tempo gasto nos procedimentos encontra-se relacionada com um maior nível de risco no manuseio dos pacientes, assim como parece determinar a percepção de sobrecarga do manuseio no profissional de enfermagem. A aplicação da escala de avaliação do risco de manuseio orienta a adequação de meios ambientais, reduzindo a sobrecarga.

Keywords : manuseio de idosos dependentes; transferência de pacientes; profissionais de saúde; LMERT.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )