SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Spiritual/religious coping and breast cancer: A systematic literature reviewWhat do pediatrics Residents know about the psychological factors in constipation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

NAZARE, Bárbara; FONSECA, Ana  and  CANAVARRO, Maria Cristina. Questionário de Confiança Parental: Análise fatorial confirmatória numa amostra comunitária de casais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.23-37. ISSN 1645-0086.

A falta de confiança parental na competência para cuidar do bebé pode originar dificuldades na relação entre mãe/pai e filho. O Questionário de Confiança Parental avalia a perceção parental da capacidade para cuidar do bebé e reconhecer as suas necessidades, através de 13 itens, respondidos com base numa escala de frequência. Este estudo pretendeu identificar a estrutura fatorial mais adequada para o questionário. Uma amostra comunitária de 223 casais com bebés de 6 meses respondeu ao protocolo de avaliação. As análises fatoriais confirmatórias revelaram como mais adequado um modelo trifatorial:Conhecimento acerca do Bebé, Prestação de Cuidados ao Bebé e Avaliação da Experiência de Parentalidade. A versão portuguesa do Questionário de Confiança Parental apresentou bons níveis de fidelidade e validade, pelo queconstitui um instrumento útil na avaliação de mães e pais de bebés nos primeiros meses de vida, possibilitando a sinalização de situações de risco acrescido nestas díades.

Keywords : confiança parental; diferenças de género; estudos psicométricos; Questionário de Confiança Parental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )