SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Saúde e direitos: vulnerabilidades à saúde sexual juvenil em comunidades litorâneas brasileiras índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PAULA JUNIOR, Wanderley de  e  ZANINI, Daniela Sacramento. Pacientes em radioterapia: um estudo de coping. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.480-493. ISSN 1645-0086.

Esta pesquisa visa identificar as estratégias de coping, nível de estresse, bem-estar subjetivo e processos de resiliência em pacientes com câncer em radioterapia. A amostra foi constituída de 60 pacientes com idades entre 26 a 82 anos (M=52,52, DP=13,25), sendo 66,70% do sexo feminino e 33,3% do masculino. Foram aplicados as escalas de Bem-Estar Subjetivo, o Inventário de Resiliência, o Inventário de Sintomas de Estresse e Coping Response Inventory - Adult Form (CRI-A). Os resultados demonstraram índices elevados de estresse psicológico, pontuação elevada em resiliência do tipo inovação e tenacidade, bem-estar subjetivo do tipo afeto positivo e enfrentamento focado no problema. Entre os seis fatores de resiliência dois deles, inovação e tenacidade e satisfação no trabalho estão relacionados com afetos positivos e o uso de estratégias de resolução de problemas. Os dados discutidos foram baseados nos estudos em psico-oncologia.

Palavras-chave : Câncer; radioterapia; estratégias de enfrentamento; resiliência; bem-estar subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )