SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Determinantes de adesão em doentes submetidos a angioplastia transluminar percutânea coronáriaVersão portuguesa do mother and baby scales (mabs) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

BALOLA, Michele. Locus de controlo e adesão à terapêutica na doença reumática infantil. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.433-446. ISSN 1645-0086.

O presente estudo tem como objectivo avaliar o Locus de Controlo exercido pelos pais e filhos com diagnóstico de doença reumática. Pretende-se avaliar se a controlabilidade exercida em relação à saúde/doença é baseada num controlo interno ou externo. O estudo apresenta ainda como objectivo examinar a Adesão à Terapêutica, nomeadamente as barreiras à adesão e a intensidade dessas barreiras. O protocolo de avaliação foi aplicado a 33 participantes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos e os seus respectivos pais. Os resultados obtidos revelam que os pais apresentam um domínio do controlo externo e os filhos um domínio do controlo interno. Relativamente à adesão à terapêutica, as barreiras com maior intensidade relacionam-se com a própria doença e com processos internos do paciente.

Palabras clave : Locus de Controlo; Pais; Filhos; Adesão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )