SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Propriedades psicométricas do questionário de stress face à diabetes em adolescentes portuguesesFunções executivas em sujeitos candidatos e submetidos a cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

PEIXOTO, Maria José  y  MARTINS, Teresa. Adaptação do perfil de resiliência familiar à populaçâo portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.372-388. ISSN 1645-0086.

Este estudo teve como objectivo adaptar o Questionário de Perfil de Resiliência Familiar de McCubbin e McCubbin (1993) a uma amostra de familiares cuidadores. O instrumento multidimensional avalia a forma como a família desenvolve habilidades para se adaptar a situações de crise e é constituído por cinco escalas: Mudanças Familiares, Flexibilidade Familiar, Coerência Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Recorreu-se a uma amostra de conveniência de 124 familiares cuidadores. Os participantes eram do sexo feminino 86,3% (107), casados 84,7% (105), reformados 46,0% (57), com uma média de idades de 61,2±12,3 anos, sendo na maioria, 42,7% (53) cônjuges ou filhos/as do recetor. O estudo das propriedades métricas do instrumento traduz uma boa fidelidade para a escala da Flexibilidade Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Contudo, as escalas Mudanças Familiares e Coerência Familiar apresentaram uma baixa fidelidade. Sugere-se a realização de mais estudos para esclarecer sobre a validade de todo o instrumento.

Palabras clave : Familiar cuidador; família cuidadora; resiliência familiar; família resiliente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )