SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Psychometric properties of the stress questionnaire on diabetes in portuguese adolescentsExecutive functions in patients seeking and undergoing bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PEIXOTO, Maria José  and  MARTINS, Teresa. Adaptação do perfil de resiliência familiar à populaçâo portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.372-388. ISSN 1645-0086.

Este estudo teve como objectivo adaptar o Questionário de Perfil de Resiliência Familiar de McCubbin e McCubbin (1993) a uma amostra de familiares cuidadores. O instrumento multidimensional avalia a forma como a família desenvolve habilidades para se adaptar a situações de crise e é constituído por cinco escalas: Mudanças Familiares, Flexibilidade Familiar, Coerência Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Recorreu-se a uma amostra de conveniência de 124 familiares cuidadores. Os participantes eram do sexo feminino 86,3% (107), casados 84,7% (105), reformados 46,0% (57), com uma média de idades de 61,2±12,3 anos, sendo na maioria, 42,7% (53) cônjuges ou filhos/as do recetor. O estudo das propriedades métricas do instrumento traduz uma boa fidelidade para a escala da Flexibilidade Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Contudo, as escalas Mudanças Familiares e Coerência Familiar apresentaram uma baixa fidelidade. Sugere-se a realização de mais estudos para esclarecer sobre a validade de todo o instrumento.

Keywords : Familiar cuidador; família cuidadora; resiliência familiar; família resiliente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )