SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Changes in attitudes towards sexuality in adolescents through a program of sex educationFamiliar resilience profile adaptation to portuguese samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ALMEIDA, J. Paulo  and  PEREIRA, M. Graça. Propriedades psicométricas do questionário de stress face à diabetes em adolescentes portugueses. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.356-371. ISSN 1645-0086.

O Stresse face à diabetes desempenha um papel determinante na adesão ao tratamento, no controlo metabólico e na qualidade de vida do adolescente. O presente trabalho teve como objectivo a adaptação do Questionário de Stresse face à diabetes (QSD-R) numa amostra de 256 adolescentes com Diabetes tipo 1. Os resultados apontam para a existência de qualidades psicométricas que permitem a sua utilização com adolescentes diabéticos. O questionário apresenta uma consistência interna semelhante à versão original (a = 0,93), sendo composto por 40 itens organizados em seis componentes: Queixas somáticas (a =0,81), Stresse social e escolar (a = 0,82), Ansiedade/depressão (a= 0,77), Stresse face à hipoglicemia (a = 79), Relação médico-doente (a = 0,75), Regime terapêutico (a = 0,72). A versão portuguesa do QSD-R eliminou as duas escalas referentes á relação conjugal e stresse no trabalho e foram inseridos itens referentes ao stresse em contexto escolar. A validade externa permite constatar que o QSD-R apresenta uma correlação com a adesão ao tratamento (r= 0,17; p= 0,03) e com a qualidade de vida (r= 0,55; p=0,0001). Não se verificam diferenças entre adolescentes de ambos os sexos nem variação no nível do stresse ao longo da idade.

Keywords : Diabetes; Stresse; Adolescentes; Diabetes Tipo 1.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )