SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Study about self-esteem in adolescents between 12 and 17 years oldRelevance of assertiveness in health care professional-patient communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

CAEIRO, Lara et al. Propriedades métricas da versão portuguesa da escala de avaliação de apatia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.266-282. ISSN 1645-0086.

As versões clínica e de auto-avaliação da Escala de Avaliação da Apatia estão validadas na versão original inglesa. A Escala de Avaliação da Apatia é utilizada para caracterizar e quantificar a apatia. Nós analisámos as propriedades métricas das versões portuguesas da Escala de Avaliação da Apatia, e também de uma versão reduzida da escalas clínica e de auto-avaliação , mas com apenas 10-items. Incluímos 156 “participantes saudáveis”, 40 “participantes idosos saudáveis”, 21 pacientes com demência, e 21 pacientes com depressão, fazendo uma amostra total de 238 indivíduos. Estudámos o nível de fidelidade suportado pelo Alpha (a) de Cronbach e com o método Split-half, e a validade de construto através da análise dos componentes principais com rotação de Varimax. Na sua versão Portuguesa, tanto a Escala de Avaliação da Apatia clínica como a de auto-avaliação são instrumentos válidos para medir a apatia em sujeitos portugueses. As versões clínica e de auto-avaliação reduzidas de 10-items podem ser utilizadas em substituição das versões mais longas da Escala de Avaliação da Apatia.

Keywords : Apatia; Depressão; Motivação; Neuropsiquiatria; Psicométrico; Humor; Aboulia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )