SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Contribution to the study of the Basic Need Satisfaction in General Scale to portuguese languageSignificant events in the life cycle after breast cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ALMEIDA, Maiara Luvizon Biancon de. Prevalência de Estresse Pós-Traumático em Equipes de Resgate: Uma Revisão Sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.220-237. ISSN 1645-0086.

Esta revisão objetiva identificar as prevalências de TEPT em profissionais que atuam em equipes de resgate, procurando detectar suas variáveis relacionadas. A partir dos indexadores estabelecidos, foram consultadas as bases de dados MEDLINE via Pubmed, PsycINFO, EBSCO, LILACS e SciELO, entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, restringindo-se a artigos em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2002 a 2012. Os procedimentos de busca sistemática e seleção resultaram na inclusão de 24 artigos. Os estudos diferiram quanto ao delineamento, instrumentos, critérios estabelecidos para diagnóstico e análise. As características encontradas associadas ao TEPT foram divididas em fatores individuais, morbidade e fatores de contexto. A prevalência da psicopatologia variou entre 3% e 38,5%. A análise dos resultados indicou que as condições de trabalho dos profissionais envolvidos em situações de urgência, emergência e desastre estão associadas ao TEPT, tanto em aspectos organizacionais quanto em características do evento traumático vivenciado no contexto ocupacional. As características individuais também corroboram com este desfecho, em particular, aspectos do processamento cognitivo.

Keywords : Transtorno de Estresse Pós-Traumático; equipes de resgate; saúde ocupacional; desastres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )