SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Dez anos de escolhas em Portugal: quatro gerações, uma oportunidadePrevalência de Estresse Pós-Traumático em Equipes de Resgate: Uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SOUSA, Sónia S. et al. Estudo da basic need satisfaction in general scale para a língua portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.209-219. ISSN 1645-0086.

Este estudo descreve o processo de adaptação da versão portuguesa, de 21 itens, da Basic Need Satisfaction in General Scale da teoria de auto-determinação. O instrumento é composto por três subescalas que correspondem às três necessidades básicas (a) competência, (b) autonomia e (c) relações de pertença. Foi administrado em dois estudos independentes, 420 e 408 participantes respectivamente, com amostras de conveniência da comunidade. A primeira fase incluiu tradução, retroversão e retradução; inspecção da equivalência lexical e de conteúdo; e reflexão falada. No processo de adaptação é aferido se a validade de conteúdo está de acordo com a teoria original. O estudo métrico revela valores baixos na consistência interna em algumas das subescalas. Numa análise exploratória inicial, em ambos os estudos, emergem três factores no scree plot, a maioria dos itens apresenta carga factorial apropriada no primeiro factor. Os resultados sugerem que a escala poderá ser utilizada na população portuguesa assumindo os princípios teóricos definidos pelos autores originais e reconhecidos na investigação.

Palavras-chave : satisfação necessidades básicas; teoria auto-determinação; adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )