SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Tipo de cirurgia, adaptação psicossocial e imagem corporal no cancro da mamaEstudo da basic need satisfaction in general scale para a língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATOS, Margarida Gaspar de; SIMOES, Celeste; FIGUEIRA, Isa  e  CALADO, Pedro. Dez anos de escolhas em Portugal: quatro gerações, uma oportunidade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.191-208. ISSN 1645-0086.

O Programa Escolhas é um programa de âmbito nacional focado na promoção da inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos mais vulneráveis. Os principais objetivos do estudo são identificar os recursos internos e externos percebidos pelos indivíduos que participam no Programa Escolhas, compreender a importância/o impacto da participação nos vários contextos da vida dos indivíduos; e identificar os recursos nomeados pelas famílias, profissionais e parceiros. Optou-se pela metodologia qualitativa na análise de 365 discursos escritos de quatro grupos diferentes: crianças e adolescentes (149), familiares (40), técnicos dos projetos (126) e parceiros dos projetos (50). O modelo de base foi o Modelo Conceptual da Resiliência e Desenvolvimento na Adolescência de Benard. Conclui-se que o Programa Escolhas foi bem-sucedido em termos do impacto produzido tanto a nível pessoal, como a nível familiar ou mesmo a nível dos outros agentes e cenários envolvidos na promoção da inclusão social de crianças e jovens de contextos socio económicos mais vulneráveis.

Palavras-chave : infância; adolescência; resiliência; recursos internos; recursos externos; fatores de proteção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )