SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Cross cultural validation of the Lyubomirsky and Lepper subjective happiness scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

GORAYEB, Ricardo et al. Ansiedade e Depressão Pré-Cirúrgica numa Enfermaria de Ginecologia Oncológica e Mastologia. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.2, pp.145-156. ISSN 1645-0086.

O presente trabalho buscou avaliar os níveis de ansiedade e depressão pré cirúrgica, em mulheres com câncer de mama ou ginecológico, Método: participaram do estudo 181 pacientes, com média de idade de 52,8 anos, no período de 2002 a 2005 internadas em uma enfermaria de um hospital escola do interior do Brasil. Foi realizada uma entrevista estruturada e aplicada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão - HAD. Para a análise dos dados foi utilizado um modelo de regressão linear múltiplo, visando avaliar a influencia das variáveis independentes sobre os escores de ansiedade e de depressão. Resultados: das participantes, 56,9% apresentavam câncer de mama e 13,3% referiram não ter informações sobre a cirurgia a que iriam se submeter. Observou-se que 32,6% referiram que o momento da quimioterapia como sendo o mais difícil do tratamento. Verificou-se que 44,8% das participantes apresentavam sintomas de ansiedade nas categorias moderado e grave e 31,5% sintomas de depressão nas categorias moderado e grave do HAD.  A análise revelou a existência de variáveis influenciando nos escores de ansiedade [F(5,175)=3,13; p=0,01]. Foi encontrada associação entre idade e ansiedade, de modo que cada ano aumentado na idade, diminuiu 0,08 no escore de ansiedade (p<0,01). Também encontrou-se a existência de variáveis influenciando nos escores de depressão [F(5,175)=3,69; p<0,01]. Pela análise descritiva foi possível observar que pacientes que não apresentaram conhecimento sobre a cirurgia tinham maiores escores de depressão (média de depressão = 7,2), em relação aos pacientes que apresentaram conhecimento sobre a cirurgia (média de depressão = 4,6).  Conclui-se que as pacientes mais jovens possuem maiores escores de ansiedade, sendo que esta diminui com o aumento da idade e que pacientes que não apresentam conhecimento sobre a cirurgia demonstram maiores escores de depressão, segundo a escala HAD. Estes dados demonstram importância da atuação do psicólogo para proporcionar as pacientes um melhor enfrentamento de sua doença.

Keywords : ansiedade; depressão; escala HAD; câncer de mama; câncer ginecológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )