SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Impacto da exposição a incidentes críticos na saúde e bem-estar psicológicos dos tripulantes de ambulânciaO que se perde quando a psicossomática é substituída pela somatização? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

FIGUEIREDO, Daniela; LIMA, Margarida Pedroso  y  SOUSA, Liliana. Cuidadores familiares de idosos dependentes com e sem demência: Rede social, pessoal e satisfação com a vida. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.117-129. ISSN 1645-0086.

Este estudo visa analisar e comparar a rede social pessoal e a satisfação com a vida em cuidadores familiares de idosos dependentes com e sem demência. A amostra compreende 99 cuidadores familiares: 52 cuidam de um idoso demente e 47 de um idoso sem demência. Para analisar a rede social pessoal construiu-se um questionário baseado no Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. A satisfação com a vida foi avaliada com a Escala de Satisfação com a Vida. Os resultados sugerem que: os cuidadores têm redes sociais pequenas centradas na família; o apoio técnico é a função menos representada; os cuidadores sentem-se pouco satisfeitos com a vida, embora os que cuidam de um idoso com demência se sintam menos satisfeitos; nas situações de demência, os cuidadores com redes mais pequenas sentem-se menos satisfeitos com a vida. Torna-se relevante desenvolver e implementar intervenções psicossociais que desenvolvam as redes sociais, principalmente ativando elementos não familiares.

Palabras clave : cuidador familiar; idoso dependente; rede social pessoal; satisfação com a vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )