SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Personality, health behaviors and adherence to treatment in patiens through the big five model: A literature reviewFamily caregivers of dependent elderly with and without dementia: Social Personal network and life satisfaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

MARCELINO, Dália; FIGUEIRAS, Maria João  and  CLAUDINO, Adelaide. Impacto da exposição a incidentes críticos na saúde e bem-estar psicológicos dos tripulantes de ambulância. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.110-116. ISSN 1645-0086.

O objectivo deste estudo transversal foi avaliar o impacto da exposição diária a incidentes críticos na saúde e bem-estar psicológico dos tripulantes de ambulância. A amostra foi constituída por 250 bombeiros de todo o país, de ambos os sexos. Os resultados indicam que os tripulantes de ambulância apresentam sintomas de PPST (10% apresentam sintomas compatíveis com o diagnóstico de PPST), sintomas peritraumáticos significativos, distress psicológico, queixas de saúde significativas e consumo de substâncias. Os tripulantes da região do Algarve apresentam menos sintomatologia associada aos incidentes críticos. Em geral, a exposição ao trauma está associada á presença de mais sintomatologia, e pior auto-avaliação da saúde e menor bem-estar psicológico. A PPST é uma variável mediadora da relação da exposição ao trauma e da dissociação sobre as queixas de saúde e o bem-estar psicológico. Estes resultados pretendem contribuir para a compreensão das consequências psicológicas da exposição cumulativa dos tripulantes de ambulância a incidentes de carácter traumático.

Keywords : tripulantes de ambulância; bombeiros; incidentes críticos; perturbação pós-stress traumático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )