SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Exercício físico e satisfação com a vida: Um estudo com adolescentesPersonalidade, Comportamentos de saúde e adesão ao tratamento a partir do modelo dos cinco grandes fatores: Uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALVES, Roberta Pinheiro et al. Transplante de células-troco hematopoéticas e qualidade de vida após alta hospitalar. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.87-99. ISSN 1645-0086.

Este estudo objetivou analisar a qualidade de vida de pacientes submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH). A amostra foi composta por 12 pacientes submetidos ao TCTH há no máximo 100 dias, em uma média de 96 dias. Utilizou-se a escala de qualidade de vida SF-36 e a escala específica de funcionalidade do TMO (FACT-BMT). O procedimento de análise dos resultados foi iniciado pela cotação/codificação e classificação dos dados feitos por dois juízes, psicólogos com experiência em avaliação psicológica, de forma independente. Constatou-se preservação na maioria dos domínios da qualidade de vida, á exceção dos Aspectos Físicos, segundo a SF-36. O comprometimento no domínio Aspecto Físico pode estar associado às implicações inerentes ao próprio TCTH. Esses resultados merecem uma atenção especial por parte da equipe de profissionais no planejamento de estratégias de intervenções, considerando a singularidade de cada paciente e os efeitos do TCTH em sua qualidade de vida.

Palavras-chave : transplante de medula óssea; qualidade de vida; funcionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )