SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Adaptação portuguesa da escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico com estudantes universitários- EMMBEPTransplante de células-troco hematopoéticas e qualidade de vida após alta hospitalar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

LUCAS, Catarina et al. Exercício físico e satisfação com a vida: Um estudo com adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.78-86. ISSN 1645-0086.

O presente estudo teve como principal objectivo investigar em que medida o exercício físico influencia a satisfação com a vida. A amostra foi constituída por 219 adolescentes, dos quais 109 do sexo masculino e 110 do sexo feminino com idades compreendidas entre os doze e os dezassete anos. A média de idades verificada foi de 14,42 anos. Foram utilizados como instrumentos para a variável "satisfação com a vida" a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) de Diener, Emmons, Larsen e Griffin (1985), traduzida e adaptada por Neto (1990, 1993), e para a variável "exercício físico" foi utilizada a Escala de Actividade Física moderada a vigorosa de Prochaska, Sallis e Long (2001). Os resultados demonstraram que os indivíduos que praticam exercício físico apresentam maiores níveis de satisfação com a vida do que aqueles que não praticam exercício físico. Observou-se também que o sexo masculino apresenta maiores níveis de prática de exercício físico em relação ao sexo feminino, assim como maiores níveis de satisfação com a vida.

Palabras clave : exercício físico; satisfação com a vida; adolescent.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )