SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Abordagem psicológica na endometriose: Experiência de dor e melhora na qualidade de vida das mulheresAdaptação portuguesa da escala de medida de manifestação de bem-estar psicológico com estudantes universitários- EMMBEP índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

PINTO, Alexandra Marques; GONCALVES, Sónia P.  y  LIMA, Maria Luísa. Stress e trauma, continuidades e descontinuidades: Para uma reflexão sobre a PPST. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.49-65. ISSN 1645-0086.

Este artigo sistematiza, com base na proposta de Lazarus (1999), uma visão cognitivista do síndrome de Perturbação Pós-Stress Traumático (PPST), em articulação com a conceptualização transaccional do stress. Nesse sentido, revêem-se os modelos mais conhecidos nas perspectivas comportamental e cognitiva, para se salientar as vantagens de uma abordagem transaccional. A releitura da PPST proposta permite uma visão de continuidade dinâmica nos processos de adaptação à adversidade, engloba abordagens anteriores e é congruente com os resultados empíricos que têm sido obtidos, também em Portugal.

Palabras clave : Stress; trauma; Perturbação Pós-Stress Traumático.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )