SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Antecipação e experiência emocional do partoStress e trauma, continuidades e descontinuidades: Para uma reflexão sobre a PPST índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MENDES, Natália  e  FIGUEIREDO, Bárbara. Abordagem psicológica na endometriose: Experiência de dor e melhora na qualidade de vida das mulheres. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2012, vol.13, n.1, pp.36-48. ISSN 1645-0086.

A endometriose é uma doença crónica que afecta 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. O entendimento do impacto da doença no bem-estar estar das mulheres continua a ser um desafio, nomeadamente para a intervenção. A dor é o sintoma mais frequente e preocupante. Apesar dos tratamentos para alívio da dor serem eficazes, a taxa de recorrência é significativa, apelando à necessidade de melhor conhecer a doença e desenvolver novas abordagens para gestão da dor que lhe está associada. Sugere-se uma terapia Cognitivo Comportamental (CBT) de grupo para gestão das comorbilidades associadas, com especial foco na Dor Pélvica Crónica (CPP). O design da CBT baseia-se em informação recolhida de focus groups e um ensaio exploratório de um grupo. A avaliação da CBT será realizada através de um ensaio clínico randomizado, comparando a terapia com o Tratamento Usual (UC) e Grupo de Apoio (SG). A investigação nesta área poderá representar um passo importante no desenvolvimento de uma solução para gestão da endometriose, e de acordo com o nosso entendimento, a primeira abordagem psicológica nacional para o seu estudo e tratamento.

Palavras-chave : endometriose; experiência das mulheres; dor pélvica crónica; terapia cognitivo comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )