SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Predictors of unsuccessfulness in laparoscopic adjustable gastric band: a literature reviewQuality of Life in Women Seeking Treatment for Obesity: Comparative study between women diagnosed with clinically severe obesity proposed to surgical treatment, and women already submitted to surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ROSA, Marta Freitas  and  GONCALVES, Sónia. Moderadores e mediadores da relação entre a psicopatologia e a obesidade ou sobrepeso na adolescência. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.2, pp.224-236. ISSN 1645-0086.

O excesso de peso e a obesidade na adolescência podem ter fortes repercussões psicossociais, no entanto, nem todos os adolescentes com excesso de peso apresentam comprometimento no seu funcionamento psicológico e social. Na literatura é possível encontrar estudos que relatam fortes associações entre a obesidade e a psicopatologia, e estudos que não encontraram índices de psicopatologia superiores nos adolescentes com excessos de peso, comparativamente com adolescentes com peso normal. Esta falta de congruência entre estudos, realça o papel que determinadas variáveis podem ter na resiliência às consequências negativas da obesidade. Muitos dos estudos que mostram que não existe uma relação directa entre o sobrepeso e os problemas psicológicos salientam, o papel regulador das competências emocionais, coping e variáveis sócio-familiares. O presente artigo procura fazer uma revisão de estudos sobre a relação entre obesidade e psicopatologia bem como apresentar quais os factores moderadores e mediadores mais referidos e que podem explicar a variabilidade de resultados empíricos encontrados nesta área. Uma melhor compreensão destes factores pode ser útil na construção de programas preventivos e remediativos, com maior taxa de sucesso.

Keywords : Obesidade; Sobrepeso; Adolescência; Psicopatologia; Moderadores; Suporte Social; Emoções.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )