SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Programa piloto de intervenção para pais de crianças com problemas de obesidadeModeradores e mediadores da relação entre a psicopatologia e a obesidade ou sobrepeso na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

TEIXEIRA, Filipa  e  MAIA, Ângela. Factores preditores do insucesso na gastrobandoplastia: uma revisão da literatura. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.2, pp.212-223. ISSN 1645-0086.

A prevalência da obesidade tem vindo a aumentar de forma dramática, o que conduziu a uma procura crescente dos procedimentos cirúrgicos como forma de resolução eficaz e duradoura desta problemática face a ineficácia dos tratamentos convencionais. A gastrobandoplastia tem sido indicada como a intervenção mais eficaz, estando associados a este procedimento elevados índices de sucesso. Todavia, nem sempre os resultados são mantidos a longo prazo, tendo-se verificado, recentemente, um aumento do número de casos de insucesso. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os factores que poderão explicar este fracasso. Sintomas psicopatológicos como depressão e ansiedade, bem como, ingestão alimentar compulsiva surgem como alguns dos principais factores predictores de insucesso. Termina-se com a sugestão de algumas das áreas de investigação que poderão contribuir para uma melhor compreensão da adaptação dos indivíduos após a realização da cirurgia bariátrica, de forma a aumentar a eficácia deste procedimento.

Palavras-chave : Ingestão alimentar compulsiva; Insucesso; Gastrobandoplastia; Obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )