SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Associações da personalidade, enfrentamento e suporte social com o estado nutricional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PEREIRA, Cláudia Madeira  e  SILVA, Adelina Lopes da. Obesidade e Estilos de Vida Saudáveis: Questões Relevantes para a Intervenção. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.2, pp.161-182. ISSN 1645-0086.

A obesidade é actualmente considerada um dos maiores desafios para a saúde pública do século XXI. A crescente prevalência da obesidade em crianças e adolescentes torna urgente o desenvolvimento de medidas preventivas e interventivas. Apesar dos programas de intervenção actuais resultarem em perdas de peso, a manutenção sustentada a longo prazo das perdas de peso mantém-se ainda hoje um dos maiores desafios para clínicos e investigadores. Com o objectivo de impulsionar a construção de futuros programas eficazes na promoção de mudanças sustentadas a longo prazo são apresentados neste trabalho os modelos teóricos mais relevantes que enquadram a investigação neste domínio e os principais resultados da investigação relativos à construção e aplicação de programas. Por fim, e com o objectivo de direccionar os novos esforços de intervenção nesta área, este trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre os actuais programas de intervenção e apresenta directrizes para a investigação futura.

Palavras-chave : obesidade; estilo de vida; promoção da saúde; auto-regulação; preditores; moderadores; intervenção; programas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )