SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de pacientes com cancro colo-rectal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GIACOMOZZI, Andréia Isabel  e  CAMARGO, Brigido Vizeu. Vulnerabilidade de adolescentes afrodescencentes e caucasianos em relação ao HIV/SIDA: Estudo comparativo entre Brasil e França. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.143-160. ISSN 1645-0086.

Esta pesquisa teve por objetivo identificar aspectos culturais e psicossociais associados às vulnerabilidades de jovens afrodescendentes e caucasianos, no Brasil e na França, às DST’s e ao HIV/SIDA, sendo 240 de cada país, com o objetivo de comparar seu conhecimento sobre aids, atitudes em relação ao preservativo, sentimentos relacionados, bem como outras variáveis psicossociais intervenientes em suas vulnerabilidades ao HIV/SIDA. Os resultados evidenciaram uma multiplicidade de fatores de risco às DST e ao HIV/SIDA entre os jovens estudados. E essa multiplicidade varia de acordo com o grupo de pertença dos participantes, revelando desigualdades vivenciadas por membros de alguns grupos, que os expões a maior vulnerabilidade, como por exemplo, as meninas em relação aos meninos e os afrodescendentes em relação aos brancos.

Palavras-chave : adolescência; aids; atitudes; conhecimento; representação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )