SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Cuidar de idosos com demência em instituições: competências, dificuldades e necessidades percepcionadas pelos cuidadores formaisVulnerabilidade de adolescentes afrodescencentes e caucasianos em relação ao HIV/SIDA: Estudo comparativo entre Brasil e França índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de; SCORZA, Alice  e  CHEM, Carolina. Qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de pacientes com cancro colo-rectal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.131-142. ISSN 1645-0086.

Objetivo: examinar a qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de pacientes com cancro colo-rectal. Participantes: 29 pacientes, com idade média de 43,86 (DP=13,15) anos. Instrumentos: Questionário de dados biossociodemográficos, WHOQol-breve e Questionário de Saúde Geral de Goldberg -12. Resultados: Pacientes que realizaram quimioterapia apresentaram melhor qualidade de vida total (U = 51.000, p<0,05), física (t = 45.500, p<0,01), e ambiental (U=56.000, p<0,05) que os pacientes que não realizaram esse tipo de tratamento. Igualmente, pacientes que realizaram radioterapia demonstraram maior qualidade de vida na dimensão física (U=60.500, p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas na qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão entre pacientes que usavam ou não saco de colostomia. Conclusão: a qualidade de vida pode estar associada ao tipo de tratamento realizado para o tratamento do cancro colo-rectal.

Palavras-chave : ansiedade; cancro colo-rectal; depressão; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )