SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Vulnerabilidade dos adolescentes às dst/aids: ainda uma questão de gênero?Qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de pacientes com cancro colo-rectal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BARBOSA, Ana L. et al. Cuidar de idosos com demência em instituições: competências, dificuldades e necessidades percepcionadas pelos cuidadores formais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.119-129. ISSN 1645-0086.

O crescente número de pessoas com demência coloca novos desafios às instituições de terceira idade e aos cuidadores formais. Cuidar de idosos demenciados está pois associado a elevados níveis de stress e insatisfação laboral, devido à grande dependência e frequentes distúrbios comportamentais que acompanham a doença. Este estudo visa identificar as competências, necessidades e dificuldades que advêm da prestação formal de cuidados a pessoas com demência. Foram realizadas duas entrevistas de focus group a 15 cuidadores formais de uma Instituição na região central de Portugal (Aveiro). Os resultados obtidos sugerem a necessidade de desenvolver programas integrados em instituições e destacam conteúdos que podem ser utilizados na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes e no bem-estar dos idosos e dos seus cuidadores.

Palavras-chave : competências; cuidadores formais; demência; dificuldades; idoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )