SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Análisis Psicométrico confirmatorio de la medida multidimensional del Test de Autoconcepto Forma 5 en Español (AF5), en estudiantes Universitarios de ChileCuidar de idosos com demência em instituições: competências, dificuldades e necessidades percepcionadas pelos cuidadores formais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

WIESE, Iria Raquel Borges  e  SALDANHA, Ana Alayde Werba. Vulnerabilidade dos adolescentes às dst/aids: ainda uma questão de gênero?. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.1, pp.105-118. ISSN 1645-0086.

Este estudo objetivou verificar as crenças dos jovens quanto às sexualidades masculina e feminina e inferir possíveis associações entre gênero e vulnerabilidade às DST/AIDS. Para tanto, aplicou-se um questionário estruturado em 1131 estudantes de escolas estaduais da cidade de João Pessoa, sendo 473 (42%) do sexo masculino e 658 (58%) do sexo feminino, com faixas etárias entre 12 e 20 anos. Os dados foram analisados através de estatística descritiva (freqüência) e estatística bivariada (Teste t de Student). Os resultados ressaltaram a predominância de crenças machistas, baseadas no determinismo biológico que fundamenta a supremacia da masculinidade, do ideal do amor romântico como um dos orientadores da subjetividade feminina - ser do outro em detrimento do ser de si - e da naturalização de alguns discursos e práticas concernentes aos papéis de gênero na vivência da sexualidade; naturalização, esta, implicada na fragilização de ações preventivas e de promoção à saúde.

Palavras-chave : Adolescência; Crenças; Sexualidade; Gênero; Vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )