SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Ajustamento psicossocial na infertilidade: um estudo comparativo de casais inférteis, casais a realizar tratamentos de reprodução medicamente assistida e casais presumidamente férteisEnvolvimento paterno num grupo de pais de crianças do 1º ciclo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GOES, Ana Rita; CORTES, Maria  e  BARROS, Luísa. Preocupações parentais sobre a saúde e o desenvolvimento: sugestões para a reorganização dos cuidados de saúde pediátricos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.321-338. ISSN 1645-0086.

As perturbações de desenvolvimento e comportamento afectam 12 a 16% das crianças. Existem intervenções efectivas para promover o bem-estar das crianças e famílias e para reduzir o impacte negativo dessas perturbações. Os serviços orientados para responder aos problemas de desenvolvimento e comportamento das crianças devem ter em conta as necessidades das famílias. As preocupações parentais são um instrumento fiável para avaliar o desenvolvimento e comportamento das crianças e para tomar decisões sobre estes serviços. Este estudo explorou as preocupações parentais em consulta de cuidados primários. Utilizámos uma entrevista sobre as preocupações relacionadas com o papel parental, saúde física, desenvolvimento e comportamento dos filhos. Quando questionados de forma sistemática, os pais discutiram preocupações sobre desenvolvimento, comportamento e papel parental. Todos tinham pelo menos uma preocupação com o filho. A maioria dos pais expressou preocupações sobre o comportamento da criança, particularmente sobre disciplina. São discutidas implicações para a prestação de serviços direccionados para o desenvolvimento e comportamento no contexto da vigilância de saúde infantil.

Palavras-chave : Problemas de desenvolvimento e comportamento; preocupações parentais; vigilância de saúde infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )