SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Reacções parentais ao diagnóstico perinatal de anomalia congénita do bebé Implicações para a intervenção dos profissionais de saúdePreocupações parentais sobre a saúde e o desenvolvimento: sugestões para a reorganização dos cuidados de saúde pediátricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MOURA­-RAMOS, Mariana et al. Ajustamento psicossocial na infertilidade: um estudo comparativo de casais inférteis, casais a realizar tratamentos de reprodução medicamente assistida e casais presumidamente férteis. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.299-319. ISSN 1645-0086.

O objectivo deste estudo foi investigar o ajustamento psicossocial e o stress associado à infertilidade em casais inférteis e casais que recorreram à Reprodução Medicamente Assistida (RMA). Neste estudo transversal, a amostra foi constituída por 148 casais: 79 casais a realizar tratamento de RMA, 25 casais inférteis, sem tratamentos de RMA anteriores, na sua primeira visita a um serviço de infertilidade e 44 casais em idade reprodutiva, sem filhos e sem história de infertilidade. Foi avaliado o ajustamento emocional, a qualidade de vida, a relação conjugal e o stress associado à infertilidade. Os resultados indicaram que os casais, principalmente as mulheres, que estão a realizar um tratamento de RMA apresentam maiores dificuldades de ajustamento. No que se refere ao relacionamento conjugal, de um modo geral não foram encontradas diferenças, apesar de os casais que recorreram à RMA tenderem a idealizar mais o seu relacionamento conjugal. As implicações clínicas e futuras áreas de investigação são discutidas.

Palavras-chave : Ajustamento emocional e relacional; infertilidade; fertilização In Vitro; qualidade de vida; reprodução medicamente assistida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )