SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Relacionamento conjugal durante a gravidez em mulheres e homens ansiosos e deprimidosA importância da massagem do bebé para as atitudes face à maternidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FERREIRA, Liliana Sousa; LEAL, Isabel  e  MAROCO, João. Sintomatologia de Couvade e o envolvimento paterno vivenciado durante a gravidez. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.251-269. ISSN 1645-0086.

Com o objectivo de verificar a existência de sintomatologia de Couvade e qual a sua relação com o envolvimento paterno, desenhou-se um estudo observacional­­-descritivo transversal no qual participaram 200 pais expectantes numa amostra não probabilística de conveniência. O material utilizado foi, para lá de um questionário sócio­-demográfico construído para o efeito, um questionário versando aspectos relacionados com a gravidez (planeada vs não planeada/ desejada vs não desejada; idade, idade gestacional, estatuto da paternidade e risco associado à gravidez), o Inventário de Sintomatologia(The Symtomatology Inventory, Black, Holditch­-Davis, Sandelowski, & Harris, 1995) e a Escala de Envolvimento Emocional Pré-­natal(Antenatal Emocional Attachment Scale de Condon, 1993. Versão portuguesa de Gomez & Leal, 2007). As principais conclusões do nosso estudo são a confirmação da existência de sintomatologia de Couvade na nossa amostra e não associação entre estes sintomas e o envolvimento paterno.

Palavras-chave : Síndroma de Couvade; pais expectantes; envolvimento paterno; gravidez.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )