SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Interrupção da gravidez por malformação congénitica: a perspectiva da mulherSintomatologia de Couvade e o envolvimento paterno vivenciado durante a gravidez índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FIGUEIREDO, Bárbara et al. Relacionamento conjugal durante a gravidez em mulheres e homens ansiosos e deprimidos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.243-250. ISSN 1645-0086.

Para avaliar a ansiedade, a depressão e o relacionamento conjugal em mulheres e homens durante a gravidez, o State Anxiety Inventory (STAI), o Center for Epidemiological Studies ­Depression Scale (CES­D) e o Relationship Questionnaire (RQ) foram administrados durante o segundo trimestre a uma amostra de 59 grávidas e seus companheiros. As mulheres grávidas ansiosas avaliaram o seu relacionamento como menos positivo. As mulheres grávidas deprimidas também avaliaram o seu relacionamento como mesmo positivo. Os valores de ansiedade mostraram ser preditores do relacionamento positivo e negativo. Os valores do relacionamento da mulher e do seu companheiro também se mostraram mutuamente preditores dos seus relacionamentos negativos. Estes resultados mostram a importância de considerar a ansiedade tanto quanto a depressão e a mulher grávida tanto quanto o seu companheiro em programas de intervenção pré-natal.

Palavras-chave : Ansiedade; depressão; gravidez; relacionamento conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )