SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Relacionamento familiar em pessoas idosas: Adaptação do Índice de Relações Familiares (IFR)Relação terapêutica e adesão em doentes portadores da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana(VIH) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LIMA, Lígia; LEMOS, Marina Serra de  e  GUERRA, Marina Prista. Adaptação do inventário de temperamento para crianças em idade escolar- School-Age Temperament Inventory - SATI de Mcclowry a uma população portuguesa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.55-70. ISSN 1645-0086.

No presente artigo são descritos os processos de tradução e adaptação do School-Age Temperament Inventory (McClowry, 1995). Procurou-se ainda caracterizar o temperamento de uma amostra de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, bem como estudar diferenças de sexo e de idade. A versão portuguesa revelou possuir qualidades psicométricas satisfatórias e semelhantes às do instrumento original. Os resultados obtidos indicam que não existem diferenças entre idades, mas que relativamente ao sexo, existem diferenças na dimensão actividade, no sentido em que os rapazes demonstram possuir um nível de actividade superior ao das raparigas. O instrumento permite ainda traçar perfis temperamentais, o que se pode revestir de particular interesse no domínio da intervenção da psicologia clínica e da saúde infantil.

Palavras-chave : Adaptação; Avaliação de temperamento; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )